Baía de Guaratuba topo   A bela Baía de Guaratuba é composta por 16 rios, 14 que nascem na serra, inúmeras ilhas, mangues e vegetação típica formando uma das paisagens mais bonitas do Estado. É a segunda maior do Paraná, com 48,72 km2 de extensão, e por ela é feito o acesso entre Matinhos e Guaratuba, pela travessia com o Ferry-Boat. A Baía de Guaratuba é própria para passeios de barco, pesca e esportes náuticos. Rica em fauna e flora, é hoje uma área de proteção ambiental. Era pela baía, o único acesso que a comunidade dispunha para chegar a "Vila", no começo de nossa colonização. Na área a montante da baía ocorre uma agricultura intensiva através do cultivo de banana com alta tecnologia de produção.
Salto do Parati - ao fundo da baía de Guaratuba, ao pé da Serra do Mar, está o Salto do Parati. Local de beleza rara, dentro da Mata Atlântica e totalmente preservada. Cabaraquara - é um dos lugares onde se encontra a natureza em sua mais completa exuberância. Mata Atlântica, rios, mangues, montanhas, cachoeiras, e uma comunidade receptiva, que oferece várias opções de lazer. Trilhas, passeios de barco, artesanato nativo e principalmente degustação de ostras, cultivadas e servidas no local. Lagoa do Parado - localizada as margens do Rio Cubatãozinho, tem cerca de 15 km2 e abundância de peixes e caxeta - madeira leve usada para fazer tamancos, colheres de pau e lápis.
Passeios de Barco na Baia de Guaratuba Diariamente você pode passear de barco pela Baía de Guaratuba, com diversos roteiros, um deles é com o percurso entre as ilhas, outro percorre em mar aberto até Caiobá, volta até o morro do Cristo e passa pelo Vapor São Paulo retornando ao porto, o outro passeio vai até o salto do Parati. |