Pousada Paineiras - Guaratuba/PR

Praias topo

Guaratuba é formada por 22 km de belas praias das mais variadas características.

 


Central
- praia de meia enseada, localizada no final da Avenida Atlântica.Ideal para banhistas, pois tem mar calmo. Nesta praia está o Morro do Cristo, bastante procurado pelos turistas.

 


 



 



Caieiras
- praia de boca de barra, localizada próximo ao Ferry-Boat. O acesso pode ser tanto rodoviário quanto hidroviário. A praia é bastante pitoresca devido à Colônia de Pescadores. Local bastante calmo e agradável com aproximadamente 1000 metros de extensão.

 

 


Brejatuba
- praia de mar aberto, com águas bastante agitadas e vegetação natural preservada. Em direção do sul após o Morro do Cristo seguem-se 14 km de praia onde cada balneário recebe uma denominação como:Estoril, Bonança, Eliana, Nereidas, Cidade Balneária, Santa Helena, Coroados e Barra do Saí divisa com Santa Catarina. A praia do Brejatuba se destaca pelos campeonatos de surf que lá são realizados no decorrer do ano, com ondas médias de oito pés, pratica-se também a pesca de arremesso.



 

Prainha - praia que faz divisa com o município de Matinhos, entre Caiobá e o Porto de Passagem. Praia tranqüila própria para descanso e a prática de pesca de arremesso.

 

 

Baía de Guaratuba topo

A bela Baía de Guaratuba é composta por 16 rios, 14 que nascem na serra, inúmeras ilhas, mangues e vegetação típica formando uma das paisagens mais bonitas do Estado.

É a segunda maior do Paraná, com 48,72 km2 de extensão, e por ela é feito o acesso entre Matinhos e Guaratuba, pela travessia com o Ferry-Boat. A Baía de Guaratuba é própria para passeios de barco, pesca e esportes náuticos. Rica em fauna e flora, é hoje uma área de proteção ambiental. Era pela baía, o único acesso que a comunidade dispunha para chegar a "Vila", no começo de nossa colonização. Na área a montante da baía ocorre uma agricultura intensiva através do cultivo de banana com alta tecnologia de produção.

 Salto do Parati - ao fundo da baía de Guaratuba, ao pé da Serra do Mar, está o Salto do Parati. Local de beleza rara, dentro da Mata Atlântica e totalmente preservada.

Cabaraquara - é um dos lugares onde se encontra a natureza em sua mais completa exuberância. Mata Atlântica, rios, mangues, montanhas, cachoeiras, e uma comunidade receptiva, que oferece várias opções de lazer. Trilhas, passeios de barco, artesanato nativo e principalmente degustação de ostras, cultivadas e servidas no local.

Lagoa do Parado - localizada as margens do Rio Cubatãozinho, tem cerca de 15 km2 e abundância de peixes e caxeta - madeira leve usada para fazer tamancos, colheres de pau e lápis.

Passeios de Barco na Baia de Guaratuba

 Diariamente você pode passear de barco pela Baía de Guaratuba, com diversos roteiros, um deles é com o percurso entre as ilhas, outro percorre em mar aberto até Caiobá, volta até o morro do Cristo e passa pelo Vapor São Paulo retornando ao porto, o outro passeio vai até o salto do Parati.

 

 

Morro do Cristo topo

O Morro do Cristo é um mirante natural da cidade. Localizado na Praia de Brejatuba, oferece aos visitantes uma bela paisagem do Oceano Atlântico e uma visão geral de toda cidade. Em seu cume está a imagem do Cristo Redentor que tem um dos braços apontado para a cidade e outro com a mão no coração. Durante a construção do monumento, foi colocado, no coração da imagem um frasco contento água benta. O acesso é feito por uma escadaria de cimento com 190 degraus.

 

 

História

Em 1953 o prefeito Miguel Jamur decidiu construir escadas até o alto do morro e encomendou a estátua de Cristo, parte da estátua foi paga pela Sra. Josefa do Amaral Ferreira, viúva do presidente do Estado do Paraná João Candido Ferreira, que se tornou um símbolo para o município e uma grande atração turística.

 A estátua foi feita em dez anéis para que se pudesse levar com mais facilidade ao alto do morro. Durante o transporte, feito em cima de talhas de madeira, três anéis despencaram e foram levados para Curitiba para serem reparados.

A inauguração do Cristo aconteceu no dia 23 de junho de 1953, com a participação de do Prefeito Miguel Jamur, vereadores e a viúva de João C. Ferreira, seus filhos e familiares.

Durante a Segunda Guerra Mundial os soldados do Vigésimo Batalhão de Infantaria de Curitiba, utilizaram o morro como posto de observação.

 

Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso topo

 

Igreja secular, tombada pelo patrimônio Histórico e Artístico Nacional, construída pelos escravos.

De arquitetura religiosa colonial, apresenta uma fachada com características semelhante as demais igrejas litorâneas da época. Internamente é ornamentada por um retábulo do século passado.

A igreja possui a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade, esculpida em madeira policromada. A igreja foi restaurada logo após seu tombamento.

A construção da igreja matriz foi um acontecimento, como não devia deixar de ser, recheado de crenças e muita curiosidade dos moradores. Acredita-se que a padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso, tenha presidido às solenidades religiosas da criação da igreja, que foi tombada em 1938.

 Mas essa igrejinha abriga uma história muito interessante. Como não havia cemitério na vila de Guaratuba, durante 86 anos a Igreja, além de reunir os fiéis, serviu como um cemitério. Como ela foi construída com recursos escassos, ficou sem forro e assoalho, e o chão de terra batida facilitava os sepultamentos no local.

Em 1931, a Igreja recebeu uma série de benfeitorias como telhado, ripas e teto. E para a restauração foram chamados reforços de outras cidades como Lapa, Paranaguá, Curitiba e Ponta Grossa, pois não se dispunha de pessoas suficientes na Vila de Guaratuba. Depois disso, a Irmandade construiu o calçamento na frente da Igreja e completou o cenário que é de tanta importância cultural para a cidade de Guaratuba.

 

Pousada Paineiras - Rua Generoso Marques, 675 - Guaratuba - PR - CEP 83.280-000